No Teatro do Bourbon Country, um projeto cenotécnico foi desenvolvido para um espaço cênico múltiplo com características singulares. Além da maleabilidade espacial, o teatro conta com elementos técnicos que viabilizam e agilizam a operação.
• Piso técnico com linguagem de urdimento em todo o espaço da sala
• Piso de palco modulável e removível com sistema de praticáveis
• Platéia com arquibancadas removíveis
• Varas de cenário
• Passarelas metálicas de platéia
• Passarela de manobra de palco
• Planejamento completo
A cenotecnia e consultoria de planejamento teatral ficaram sob os cuidados da Solé & Associados, empresa responsável por diversos projetos de grandes dimensões. Foi ela que transformou o prédio da Estação Júlio Prestes, conhecida como Estação da Luz, na maior sala de concertos da América Latina e sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Ela também assina os planos cenotécnicos do Auditório do Ibirapuera, do Theatro Municipal e do Theatro Pedro II (em São Paulo), da Cidade da Música (no Rio de Janeiro), do Theatro José de Alencar (no Ceará) e do Theatro Santa Isabel (em Pernambuco).
Palco Totalmente Desmontável - Plataforma Telescópica Feeling Structures
Módulos com 1,10m de altura podendo regular altura de 90 cm a 1,60m, Suporta 500 kg/m²
Módulos / quantidades:
1m x 2m = 93 un
1m x 1m = 02 un
1,15m x 1m = 06 un
0,7m x 2m = 08 un
1,35m x 1m = 06 un
1,5m x 1m = 01un
0,5m x 1m = 02 un
Boca de Cena (largura) 17,50m
Pé Direito Total 8,85m
Proscênio 1,50m (com possibilidade de até 4m)
Profundidade 7m até a rotunda (com possibilidade de até 9,50m)
Coxia Direita 2,55m
Coxia Esquerda 1,80m
Download: 0909220335_palco_tdbc.jpg
Conforme tamanho do palco
A. Palco com 7m = 542 lugares
B. Palco com 8m = 518 lugares
C. Palco com 8,5m = 494 lugares
D. Palco com 9,5m = 468 lugares
A. Lotação: 1.074 lugares
B. Lotação: 1.050 lugares
C. Lotação: 1.031 lugares
D. Lotação: 1.000 lugares
Camarote 1: 32 lugares
Camarote 2: 23 lugares
Camarote 3: 23 lugares
Camarote 4: 23 lugares
Camarote 5: 27 lugares
Total Camarote: 128 lugares
232 lugares
100 lugares
Galeria Alta Esquerda: 23 lugares
Galeria Alta Direita: 23 lugares
Galeria Mezanino Esquerda: 13 lugares
Galeria Mezanino Direita: 13 lugares
Total Galerias: 72 lugares
Download: 1109221137_planta_bourbon_plateia.jpg
33 varas de cenário contrapesadas
Cortina mestra em veludo plissado com transpasse de 1,50m
05 bambolinas em veludo preto com 1,25m x 2,50m de altura
16 pernas em veludo preto com 1,25m de largura
01 rotunda plissada preta, bi-partida com 8,40m x 21m
02 rotundas de veludo preto com 8m x 10m
01 rotunda de veludo preto 8m x 16m
01 ciclorama em PVC branco, opaco, reto (16m largura x 8m altura)
Varas cênicas sobem a uma altura máxima de 8,5m
1 Forno combinado
1 Freezers Verticais
12 pranchões
Download: 4_Condicoes_Tecnicas.pdf
Barricadas (26 retas de 1m e 2 com ângulo 45º)
Praticáveis Pantográficos Feeling Structures 1x2m (20 unidades)
Linóleo - Marca Rosco: Preto verso cinza
Tela Projeção de 250” retrátil localizada no proscênio com projetor Sharp PG-F312x de 3.500 Ansilúmens
Circuito Interno de TV 42 polegadas – 5 Tvs LCD
Gerador de 450 KVA (stand by)
2 Passarelas Técnicas
Ar-Condicionado Flexível
Platéia Baixa Retrátil
Camarins 1 e 2 localizados no foyer de entrada capacidade para 4 pessoas cada
Camarins 3, 4, 5, 6 localizados no backstage capacidade para 4 pessoas cada
Camarim Coletivo capacidade para até 60 pessoas.
Informações sobre o Rider Técnico somente sob consulta
A consultoria em acústica do Teatro do Bourbon Country foi desenvolvida pela equipe da Acústica & Sônica. O projeto foi liderado por José Augusto Nepomuceno, arquiteto especialista em acústica de salas que teve participações em projetos de destaque, como: Sala São Paulo, Teatro Alfa, Auditório Ibirapuera, Teatro do Sesc Pinheiros, Teatro do Sesc Santana, entre outros. Nepomuceno colaborou também com equipes internacionais, como a Nashville Symphony Hall e o Cleveland Museum of Arts, ambos nos Estados Unidos, e a Cidade das Artes de Galícia, na Espanha.
O Grupo Zaffari e a Opus Promoções estabeleceram, desde o início do projeto, que a acústica do Teatro do Bourbon Country deveria ter qualidade excepcional no seu múltiplo uso. Para manter o teatro livre de ruídos externos, condição essencial para a sua qualidade sonora, a platéia é montada em isoladores de vibração. Paredes especiais formam um envelope de isolamento acústico, o que inclui um forro de blindagem, suspenso em amortecedores. O sistema de ar-condicionado foi dimensionado para operar em baixas velocidades e de forma extremamente silenciosa.
O formato da sala permite resposta acústica íntima e natural. A parte superior das paredes laterais é revestida com material acústico absorvente e grades metálicas, que conferem controle de reverberação e difusão sonora. A parte inferior das paredes laterais é revestida com madeira, que garante calor para o espaço. O piso em madeira também oferece uma excelente resposta acústica.
O forro da platéia é constituído por grades metálicas, lembrando os estúdios de gravação e os teatros-estúdio. Elas funcionam também como um enorme piso técnico, ou urdimento pleno, aumentando a flexibilidade operacional do espaço.
Para o balcão principal, foi desenhado um forro especial, com curvas que facilitam a distribuição do campo sonoro. Além disso, as estruturas retráteis permitem que o teatro funcione tanto como platéia em palco italiano quanto como em um grande salão para usos diversos.
O Teatro do Bourbon Country tem desenho arrojado, contemporâneo e compatível com espaços flexíveis de referência.
O ar-condicionado é versátil e atende tanto às condições acústicas rígidas das montagens de teatro convencional quanto às situações que exigem extrema climatização, como shows.
O projeto arquitetônico foi assinado por Sérgio Monserrat, que também comandou toda a equipe de arquitetos e de profissionais envolvidos nos projetos complementares. O arquiteto tem em seu portfólio grandes projetos, como o Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre, e o Bourbon Shopping Pompéia, local da segunda operação em teatros da Companhia Opus de Entretenimento, em um espaço completo, com uma grande estrutura cenográfica.
Os projetos das instalações complementares foram todos desenvolvidos por grandes empresas de altíssima qualidade.
TECPLAN ENGENHARIA: gerenciamento geral
SF ENGENHARIA: gerenciamento instalações
ANA TERRA: instalações elétricas
EHM - PROJETOS EM ENGENHARIA: instalações hidrossanitárias.
CRISTINA MALUF ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO: projeto luminotécnico.
SPM ENGENHARIA: ar condicionado, proteção contra incêndio, acessibilidade e coordenação das interfaces entre os projetos complementares e os projetos de acústica, arquitetura, estrutura e instalações técnicas.
Os seguintes aspectos demandaram especial atenção e cujos resultados são importantes para o sucesso do empreendimento:
• Gerador de emergência com capacidade para atender toda a carga do teatro
• Ar condicionado flexível, que atende tanto as condições acústicas rígidas das montagens de teatro convencional quanto situações que exigem extrema climatização, como shows
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